sábado, 23 de março de 2013

O hormônio que engorda


Insulina O hormônio que engorda
*baseado no capítulo 5 de A Nova Dieta Revolucionária do Dr. Atkins



A insulina é um hormônio produzido no pâncreas e que é liberado na corrente sanguínea para controlar os níveis de açúcar no sangue. Esse hormônio é uma das substâncias mais poderosas e eficientes empregadas pelo corpo para controlar o uso, a distribuição e o armazenamento de energia.
O corpo está sempre metabolicamente ativo, e funciona principalmente mediante o uso de glicose (forma básica de açúcar) circulante NO SANGUE, que a necessita, e a obtêm, mesmo em situação de jejum absoluto, convertendo o que puder em neste açúcar, mantendo o nível de glicose dentro de uma faixa normal. Como regra geral, porém, o corpo obtém no alimento seu principal suprimento de combustível: dos carboidratos retira açúcares simples, todos os quais são ou se transformam rápida e facilmente em glicose; das gorduras, absorve glicerol e ácidos graxos, e das proteínas, aminoácidos.
Entretanto, seu corpo não foi feito para lidar com alimentos REFINADOS. Quando você ingere carboidratos seus níveis de açúcar no sangue sobem rapidamente, então o corpo determina, por meio da insulina, quanto dessa energia pura vai usar para as necessidades imediatas e quanto armazenará para futuras necessidades. A insulina converte uma parte da glicose em glicogênio, um amido que é armazenado nos músculos e no fígado e se torna imediatamente disponível para uso energético. Se todas essas áreas de armazenamento estão cheias e há mais glicose do que ele necessita, a insulina converterá o excesso em TECIDO GORDUROSO CHAMADO TRIGLICERÍDEO (os pneuzinhos). Esse é o motivo por que a insulina foi denominada de "hormônio produtor de gordura".
Se a insulina não processasse a glicose, os níveis de açúcar no sangue subiriam loucamente, enquanto o corpo consumiria os depósitos de gordura, e depois os tecidos musculares. É isso o que acontece no diabetes por inanição (não há insulina). Já viram que a por vezes alguém que sempre foi gordinho começa a emagrecer sem esforço nenhum e depois descobre uma diabetes?
Por outro lado, se existir insulina em grande quantidade, ela deixa pouca glicose para circular no sangue e fornecer combustível ao CÉREBRO. O corpo tenta ajustar-se liberando hormônios contra-reguladores - principalmente glucagon, adrenocorticóides e adrenalina para elevar o nível de glicose, mas uma boa dose insulina (poderosa) possa anular todos eles. Por sorte, nos casos da maioria das pessoas, esse balanceamento da glicose ocorre automaticamente e o açúcar no sangue permanece em uma faixa estreita, normal, entre 65 mg e 110 mg por 100cc de sangue.
Alimentos ricos em carboidratos, por rapidamente se converterem em glicose, exigem muita insulina. As proteínas e as gorduras, por outro lado, praticamente nenhuma. À medida que a pessoa com excesso de peso se torna mais gorda, o problema da insulina se agrava, podendo chegar a uma "resistência à insulina". Os carboidratos provocam a liberação de grandes quantidades do hormônio, ao passo que o corpo é incapaz de utilizá-lo eficientemente, e isso provoca o CANSAÇO sentido por muitos obesos, pois não está havendo conversão de glicose em energia. Então o corpo produz ainda mais. Isso resulta em excesso de peso e altos níveis de insulina. Ter níveis de insulina em níveis permanentemente altos e ainda ser resistente aos efeitos da mesma é o que se denomina de hiperinsulinismo.
Com o desgaste do sistema hormonal, até os receptores de insulina que convertem glicose em gordura começam a se desgastar - o que prenuncia o diabetes. Em casos graves, o próprio pâncreas fica exausto com o esforço necessário para produzir tanta insulina - e um diabetes de alto nível de insulina se transforma no tipo dela dependente.
E não para por aí.
As crises de fadiga diária (principalmente no meio da tarde), tremores e fome, depressão, irritabilidade e atividade mental deficiente não são “só” porque suas células não estão recebendo energia suficiente, mas também porque são vítimas de hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue), que decorre do alto consumo de açúcar (que acaba por liberar muita insulina). Com o tempo pequenas quantidades de açúcar liberam grandes quantidades de insulina.
Dessa forma, você pode perceber que você não é um louco compulsivo e ansioso. O que você sente tem uma explicação física, na verdade METABÓLICA. Portanto, NÃO se sinta culpado.
Altos níveis de insulina acarretam também retenção de sal e água (que pode resultar em hipertensão e excesso de peso contínuo), agrava a hipertensão ao aumentar a sensibilidade das artérias aos efeitos da adrenalina, afeta o suprimento de neurotransmissores ao corpo e pode ocasionar problemas de sono, leva o fígado a produzir mais colesterol LDL (ligado a doença cardíaca)
É claro que o que expus aqui é o quadro do horror, nem todos atingimos esses estágios. Muitos ainda conseguem perder peso com dietas hipocalóricas, ainda que boa parte os recupere depois. Contudo, o objetivo do artigo é explicar como funciona a insulina no organismo. E existem pessoas com sérios problemas de obesidade (não mera questão estética, ou sobrepeso) que estão sendo submetidas a dietas ridículas de baixa caloria (pra essas pessoas é ridículo, além de ser desumano), e estão sendo CONVENCIDAS que comem demais, que comem errado, que são compulsivas ou estão ansiosas. Aquelas pessoas que quando vão pegar sobremesa todos pensam que ela não devia estar fazendo isso. Essas pessoas são vítimas de um distúrbio metabólico grave que não está sendo adequadamente tratado.
Para perder peso, essas pessoas precisam de uma manobra evasiva em torno da insulina - a dieta baixa em carboidratos - e muitas vezes, também de exercício e suplementação nutricional. Precisamos de glicose como combustível, mas não precisa­mos obtê-la de nossa dieta, certo? Chegou a hora de fechar a torneira da insulina.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Frutose: O açúcar das frutas










Quando soube que nesta dieta frutas são proibidas , quis me aprofundar sobre o assunto, claro que sempre a nível de curiosidade. E descobri nesta longa jornada ate agora fatos interessantíssimos sobre o açúcar, sempre o açúcar o vilão sempre ele...

O açúcar das frutas chama-se FRUTOSE, e ao contrário do que muita gente pensa, também eleva a glicemia,(que causa mais fome). Portanto, as frutas devem ser ingeridas com moderação.Tanto por pessoas esbeltas quanto mais ainda pelos fofinhos, imaginem que a titulo de curiosidade uma manga, uma ingênua manga tem em sua composição em media  9 colheres de sopa de AÇUCAR !!

Tambem fiquei de boca aberta caros leitores, pasmem, mas é a verdade nua e crua. 9 colheres de açúcar é o que contem meio copo de coca-cola. Logico que não quero entrar em méritos de alimentos saudáveis é claro que a manga é mais saudável que a coca. Obvil, mas que engorda , engorda, em numero gênero e grau . Ainda bem que nesta dieta frutas são proibidas.. .

E mais descobri que uma banana, deve ser ingerida em partes, por exemplo : 1/3 dela de manhã, outro 1/3 à tarde e o restante à noite.

Gentemmmm agora imaginem vocês que euzinha aqui comia um cacho se deixasse , em 2 dias !! hehehe, agora eu entendo porque nunca fui de comer baboseiras e vivia gorda.. Fui criada pela minha vó como já citei em outras publicações e a minha vó italianíssima ensinou a comer de todos os vegetais,eu como ate jiló, que para muitos significa um gosto amargo, para mim é o sabor da infância, como eu gostava de comer jiló, e claro massas e arroz e feijão. Costume também brasileiro. Refrigerantes só em festas em casa tínhamos o bom e velho suco do pé de limao.

Doces, balas, guloseimas, bombons só de final de semana e olhe lá, quando me casei nada mudou continuei a comer frutas, legumes, carnes e arroz feijão, macarrão... e nada de emagrecer.SE eu etava comendo saudável,porque é que não emagrecia ?
Tanto é que quando descobri que esta dieta Atikns era a correta, tive um surto de raiva de todos os nutricionistas que mandavam eu comer muita fruta.

“Coma muita fruta minha querida, você vai ver , vai ficar magrinha, coma fruta de manha , a tarde e anoite...” Era o que me diziam...


Bom já começa errado porque nutricionista a própria palavra já diz NUTRIR, eu não queria nutrir,já era bem nurtida diga-se de passagem,o que eu queria mesmo era emagrecer. Deveria existir a profissão emagrecedor!! hehe
Bem, brincadeiras a parte...

Enquanto não a inventam, vamos aproveitar o que a vida tem de melhor, carnes e queijos !! E viva o ovo !!

Obs: Quando forem fazer a pausa e quiserem comer umas frutinhas ai vai as que menos contem açúcar: melão, a melancia, os morangos e o limão.


Porque antes enfiar o pé na jaca com morangos , do que com uma barra de chocolates !!


Cardápio de hoje :



Carne de panela , 
Pernil de porco assado,
Omelete,
Gelatina zero.


Com amor
Danny honain


.




terça-feira, 5 de março de 2013

Cálcio: Essencial




Já que no momento alem de ser mulher eu ja estou beirando os 30 anos, precisamos nos preocupar com o calcio, que de certa maneira ingerimos bastante nesta dieta , que ja o que nos resta comer são os queijos amarelos, ma trouxe algumas informaçoes edicionais !!

Este mineral é essencial para a contração cardíaca.
Para Vilma Blondet, do Departamento de Nutrição e Dietética da UFF, não precisamos especificamente de leite, mas do cálcio. E ele pode ser obtido em  queijos e outros laticínios.Logo a baixo vou citar outros alimentos ricos em cálcio que a grande população desconhece.
Como qualquer nutriente, em excesso é prejudicial. O abuso de cálcio, por exemplo, pode formar cálculos renais — diz Vilma, em uma reportagem que li da revista –O Globo !
Um dos benefícios de consumir laticínios é que eles aumentam a saciedade por mais horas. E muitas pessoas intolerantes à lactose se dão bem com os queijos amarelos.

Mariana Schievano Danelon, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da USP, lembra que o “Guia Alimentar para a População Brasileira”, do Ministério da Educação, recomenda o consumo diário de três porções de queijos . São a melhor fonte de cálcio, mas outros alimentos têm esse mineral, como as verduras escuras, amêndoas, sardinha e laranja.Que no nosso caso apenas a laranja não podemos consumir!

Os alimentos ricos em cálcio ajudam a melhorar não só a estrutura dos ossos e dentes mas também a força e contração muscular, e atá a coagulação sanguínea.


Alimentos ricos em cálcio:
•          Queijos amarelos,
•          Carnes magras como frango  e coelho,
•          Hortaliças, Amendoas,
•          Azeite virgem e óleo de sementes,
•          Sementes de sésamo,
•          Peixes fresco, congelados ou enlatados,
•          Sardinha enlatada (com ossos comestíveis)


Pessoas com osteoporose ou história de osteoporose na família, devem ter uma alimentação rica em cálcio, assim como crianças e mulheres na fase da menopausa, para prevenir problemas relacionados à alteração hormonal e a absorção do cálcio.
Os alimentos enriquecido são uma ótima alternativa para aumentar a ingestão de calcio, se você como eu se preocupa com o clacio adicione mais hortaliças, frangos,peixes ao seu dia a dia !!

Portanto, salve o calcio !! e nossos ossos fortes e resistentes e sem o leite !!



Cardápio de hoje:

CDM: Uma omelete com bacon e parmesão.
Almoço: Alface americana com Patê de sardinha!! 
CDT: 3 fatias de salame + 2 queijo prato
Jantar: Alface americana com Patê de sardinha !! 

Patê de sardinha:
1/2 pote maionese hellman's light
1 lata de sadinha 
5 cebolinhas (cheiro-verde)
Amasse tudo ... hummm passe na alface como fosse bolachinha agua e sal.

Com amor ,
Dannyhonain





sexta-feira, 1 de março de 2013

Lactose: O Açucar do leite.






Olha o açúcar ai de novo ... o vilão presente no leite..compreende-se: leite engorda!!

Claro pesquisando mais a fundo sobre a dieta,novamente a titulo de curiosidade que como devem saber sou bastante, descobri alguns artigos e fatos modernos sobre o leite:

Descobri que em muitos lugares do mundo e especialmente no este da Azia, África, América do Sul e Europa pessoas já  consideram o leite de vaca inadequado para o consumo .Quando na verdade devemos parar de consumi-lo após o desmame, ficamos sabendo disso agora depois de adultos, ve- se pode?
Descobri que em 1965 a Escola de Medicina de Johns Hopkins levou a cabo um estudo e descobriram que 15% dos pacientes de raça branca e uns 75% de raça negra não toleram o consumo de leite devido á lactose.Um pouco sobre isso já sabemos, quem não conhece ou conheceu alguém alérgico a lactose? Eu mesma tenho alergia desde os 14 anos. A partir de então, se iniciaram estudos a nível Mundial e actualmente sabemos que essas percentagens, são muito maiores. Normalmente o ser humano perde a atividade da lactose no intestino delgado entre a idade de um 1 ano e 1/2 e 4 anos. Este é um acontecimento totalmente normal no processo de maturidade tanto de homens como de outros mamíferos. A natureza, não nos oferece alimentos que contenham lactose, como o leite, depois do período do desmame. O homem foi quem caçou o leite as vaca.Infelismente.

 Outra séria complicação que resulta do consumo do leite de vaca, é a nefrose. Um grupo de investigadores da Universidade de Colorado e outro da Escola de Medicina da Universidade de Miami identificaram esta enfermidade em crianças com idades entre os 10 e os 14 anos. A nefrose é uma alteração dos rins. Esta alteração provoca uma perda permanente de proteínas que saem 0na urina. O resultado desta enfermidade, é um nível baixo de proteínas no sangue; e eventualmente resulta numa acumulação de líquidos, inchaço de mãos e pés. Algumas crianças, podem inclusive, desenvolver nefrose crónicas o que lhe pode levar á morte. Normalmente estas crianças, são tratadas com um tipo de cortisona, mas uma percentagem destas crianças não melhoram com o tratamento da cortisona. Foi com este grupo de crianças, que se fizeram estudos nas duas Universidades Americanas. No princípio, suspeitaram que o problema vinha de algum tipo de alergia. Para sua surpresa descobriram que quando o leite de vaca era eliminado da sua dieta. a perda de proteínas cessava e as crianças recuperavam rapidamente. Depois da dita recuperação, se administrou novamente leite de vaca ás crianças, e num período de um a três dias, as crianças, começavam a perder outra vez os níveis de proteína no sangue.Absurdo!!!

Ai que fico pensando que graças um santo medico tive a sorte de parar de tomar leite aos 14 anos, quando o cardiologista disse que eu era alérgica. AMEM !!!

Li também que um Cardiologista estudou em certa ocasião os corações de mais de 1.500 crianças que haviam morrido por causas acidentais, melhor dizendo, não morreram de enfermidades. Não obstante, em muitas dessas crianças, se encontraram danos nas artérias coronárias. Quando se tratou de descobrir os fatores que determinaram a razão porque umas crianças tiveram danos nas artérias e outros não, foi comprovado que o único fator que diferenciava um grupo do outro, era a alimentação durante a infância. Descobriu-se que a maioria das crianças que haviam sido amamentadas com leite materno, tinham as artérias em condições normais; por outro lado a maioria das crianças que tinham problemas arteriais, haviam sido alimentados com leite de vaca durante a sua infância. É portanto razoável concluir que o leite materno e o leite de vaca, foram determinantes nas mudanças das artérias das crianças.

O problema, é que o leite de vaca contem muito fósforo e este elemento interfere na absorção do cálcio.
O leite de uma vaca, por muito sadia que seja,a mais sadia, a mais limpinha.... sempre está infectado com bactérias fecais que se depositam no úbere e nas mamas.

Se o fato de que o leite contenha bactérias nocivas, não for suficiente para você parar de tomar leite...Atenção bebedores de leite, a União de Consumidores de EE.UU. encontrou num estudo, que 25 amostras analisadas, só 4, não estavam contaminadas com pesticidas. As outras 21 tinham resíduos de hidrocarbonatos clorados. Existem evidências de que estes hidrocarbonatos, á medida que se acumulam no corpo, podem provocar mutações que resultam em deficiências no nascimento duma criança.
Ah você esta gravida?? Entao cuidado!!

 Estes mesmos hidrocarbonatos, podem produzir câncer.

Já ouviram falar da penicilina? A penicilina é um antibiótico muito utilizado para combater as mastites das vacas. Supostamente não se deve ordenhar as vacas sem que tenham transcorrido 48 horas desde o tratamento da penicilina. Não obstante, as vezes esta norma não se cumpre e a penicilina aparece em pequenas quantidades no leite. Outra substância que se encontra no leite de vaca é a hormona progesterona que se converte em androgénios, que foi implicada como um fator que provoca a acne e  pelos no corpo. Engraçado isso porque eu depois dos 14 anos minhas espinhas sumiram.sempre me perguntavam porque eu não tinha espinhas, como a maioria dos adolescentes..,mas voltemos ao leite:
Diarreia, Cãibras, sangue gastrointestinal, anemia, erupções cutâneas, arteriosclerose, e acne, são enfermidades, que segundo se sabe, estão relacionadas com o consumo do leite de vaca.Meu Deus !! Alem destas enfermidades, acredita-se  que o consumo de leite de vaca pode estar relacionado com a leucemia, a Esclerose múltipla, a Artrite reumática e as cáries dentárias.

 E mais....
Uma revista médica inglesa, de reputação mundial, “The Lancet”, publicou um editorial intitulado “Atenção á Vaca” Nela se citava uma experiência na qual se alimentou vários chimpanzés recém nascidos com leite de vaca não pasteurizado. Dois dos seis chimpanzés desenvolveram leucemia e morreram. É importante saber que o leite com que foram alimentados estava infectado com um tipo de vírus chamado de tipo C, que é uma infecção comum nas vacas e provoca um tipo de leucemia nas vacas.
É irónico saber que muitas mães dão a seus filhos leite pensando que fortalecem os dentes quando o que provoca é uma destruição dos mesmos. Este dado que foi  por um estudo do odontologista francês Castanho, da Universidade de Pensilvania numa de suas investigações.Quando eu montava apostilas para uma clinica odontológica dar treinamentos aos funcionarioa já havia lido a respeito mais pensava que era apenas por causa da lactose , o AÇUCAR do leite.

O Comitê para Educação de Laticínios nos Estados Unidos,  condenam o alimento e o classificam como um veneno capaz de causar cânceres.

Argumentos contra o leite são antigos. O humano adulto não foi programado para digerir este alimento. Isto só ocorreu com adaptações da espécie.Nas historias mais antigas sobre seres humanos só tem relatos do leite materno, e alguns homens viveram mais de 600 anos, se o leite da vaca fizesse falta a eles , com certeza teriam morrido aos 80 anos.
Um estudo britânico na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences” comprovou que o homem neolítico tinha deficiência do gene da enzima da lactase. Ela quebra as moléculas de lactose (açúcar natural do leite) na digestão.
Sem o gene nossos ancestrais sofriam de intolerância.
A pesquisa foi feita em esqueletos de adultos que viveram na Europa entre 5.480 a 5 mil a.C.
A Humanidade surgiu na África há 200 mil anos e ficou restrita a este continente por dois terços de sua história evolucionária, só tendo saído de lá há 60 mil anos, lembra o professor Sérgio Danilo Pena, da UFMG e do GENE — Núcleo de Genética Médica.
Durante esse período, os humanos eram intolerantes à lactose após o desmame.Ou seja, não consumiam leite.
Com a domesticação do gado na Europa nos últimos sete a dez mil anos, a capacidade de digerir lactose passou a ser significativa, seletiva, porque o leite era fonte de calorias, proteína e cálcio.E como não tinham condiçoes financeiras para comprar carnes, queijos etc...acabavam consumindo o leite das vacas.Mais uma questão de sobrevivência(custo) do que por saúde.
Hoje não temos mais limitações de aporte de calorias e proteínas, a não ser em populações carentes. Hoje você tem em sua geladeira alimentos tao quanto ricos em cálcio, que vou falar sobre o cálcio em minha próxima publicação.

Com abundância de outras fontes de nutrientes, o leite integral perde importância porque contém de 3% a 4% de gorduras animais que aumentam o colesterol.
A evolução não acabou de vez com a intolerância ao leite, incômodo que afeta metade dos adultos. Hoje já existem até produtos sem lactose.
Outra queixa é a alergia causada pela principal proteína do leite (a caseína), mal que atinge até 5% das crianças. E não são os problemas mais graves.
Segundo o Comitê para Educação de Laticínios, o leite destrói células. Eles até criaram o site www.notmilk.com para alertar os consumidores.
Eu acredito que o único animal que continua mamando após a fase materna é o ser humano.E porque?...boa pergunta...
fonte de alimento?Costume? Tradição? Cultura? Hoje tudo é avaliado com certeza é,  eu não tomo mais leite desde os 14 anos quando tive a tal intolerância a lactose então dou graças a deus que tive a intolerância já que leite não faz bem mesmo!! E eu acredito que nenhum fofinho esta subnutrido precisando de leite para crescer e se desenvolver,é serio o leite é cálcio ?? é mais é cálcio barato, que faz mal , que mata!! Já que um pedaço de provolone custa em media 15,00 o mesmo preço de um big mac com fritas e refri... kkkkk 

Pense saudável e emagreça sorrindo !!!

Com amor,
Danny